No ano em que completou cinco anos de existência e mais de 300 alunos formados, o Projeto Monitorando Rios, executado pela Univille e financiado pela Döhler, começou a formar uma nova turma. Dois encontros já ocorreram na Escola Municipal Dr. Sadalla Amin Ghanem, no Parque Guarani, zona Sul de Joinville.

Os alunos começaram conhecendo as bacias hidrográficas de Joinville e os elementos que as compõem: nascentes, rio principal, afluente, foz e os divisores de água. Outras atividades estão previstas nos próximos encontros, como palestras sobre destinação de resíduos, uso consciente da água e criação de folders com informações sobre proteção e conservação dos recursos hídricos.

No terceiro encontro, os alunos farão o monitoramento de qualidade da água. Vão até o rio próximo da escola e avaliam a presença ou ausência de mata ciliar, tubulações de esgoto, casas próximas, resíduos sólidos etc. Após a observação do rio e a coleta de água, voltam à escola para fazer a análise por meio do Ecokit didático.

Serão, ao todo, seis semanas vivenciando a educação ambiental até a formação dos alunos como “Monitores da Qualidade da Água”. Até agora, 11 turmas de escolas municipais localizadas na Bacia do Rio Cachoeira já receberam o certificado.

“A Döhler tem compromisso com a sustentabilidade e responsabilidade com a comunidade. O Monitorando Rios vem ao encontro das nossas práticas de ESG”, reforça José Mário Ribeiro, CEO da Döhler.

O projeto é executado pela Univille e conta com o apoio do Comitê Babitonga e Secretaria Municipal de Educação. Já recebeu, inclusive, o Prêmio Expressão de Ecologia.

“Essa é a 12ª escola. Toda a comunidade escolar nos recepcionou muito bem e os estudantes estão muito entusiasmados com o projeto. Já demonstram grande aptidão pela causa ambiental. A gestão da escola também está participando ativamente, o que tornará o processo ainda mais enriquecedor”, comentou Izabel Liberato, bióloga e responsável técnica do Projeto Monitorando os Rios.